Ética e conformidade

Na Lilly, temos o compromisso de manter os mais altos padrões de conduta corporativa em todas as negociações comerciais em todo o mundo. Nosso programa global de ética e conformidade apoia esse compromisso e foi desenvolvido para atender a todos os requisitos externos, incluindo os códigos emitidos pela Federação Internacional de Fabricantes Farmacêuticos e da Interfarma localmente.

Os principais valores da família Lilly de integridade, excelência e respeito pelas pessoas oferecem a base para este programa e continuam a guiar tudo o que fazemos hoje.

Os elementos fundamentais do nosso programa de ética e conformidade incluem o seguinte:

Supervisão

Nossa diretora de ética e conformidade se reporta ao comitê de políticas públicas e conformidade do conselho de administração da Lilly, bem como ao CEO. Esta pessoa desenvolve, opera e monitora o programa, gerenciando uma organização diversificada que trabalha em todas as áreas geográficas do negócio.

O comitê de gerenciamento de risco empresarial e de conformidade, que inclui os principais líderes de negócios e funções, oferece supervisão do programa de ética e conformidade e do programa de gerenciamento de risco empresarial. O diretor de ética e conformidade fornece relatórios trimestrais sobre ambos os programas a este comitê e ao comitê de políticas públicas e conformidade da diretoria. A cada ano, o conselho de administração recebe um relatório de estado de conformidade e analisa o plano de renciamento de risco empresarial.











Normas escritas

Livro Vermelho, nosso código de conduta comercial, é uma declaração de princípios que orienta nossas operações. Esses princípios são baseados em 11 políticas corporativas e são consistentes com os valores de integridade, excelência e respeito da nossa empresa para as pessoas. Nossos procedimentos, padrões e treinamentos globais estão alinhados com o código de conduta comercial, e responsabilizamos todos os colaboradores por tomar decisões com integridade, para que possamos ganhar e manter a confiança das pessoas a quem atendemos.


Educação e treinamento

Exigimos treinamento e aprendizagem contínua de todos os colaboradores no Livro Vermelho, políticas e procedimentos associados, e requisitos legais aplicáveis para funções específicas. Os funcionários em algumas funções e nas principais áreas de risco podem receber treinamento e educação específicas.











Comunicação

Promovemos ativamente a comunicação aberta em todos os níveis da organização. Nossos colaboradores entendem que têm a obrigação de se manifestar quando têm dúvidas ou preocupações sobre possíveis violações ou comportamentos antiéticos que possam prejudicar a Lilly ou as pessoas que atendemos. Espera-se que nossos líderes apoiem e promovam essa comunicação aberta. Os colaboradores podem relatar preocupações aos líderes da empresa, além de recursos humanos, ética e conformidade ou jurídico. Mantemos uma linha direta disponível 24 horas por dia para funcionários e o público em todo o mundo, sujeito às leis locais on-line no Lilly EthicsPoint. Os serviços de adução estão disponíveis e os relatórios podem ser feitos anonimamente.

Auditoria e monitoramento

De modo contínuo, nós verificamos, avaliamos, monitoramos e auditamos a conformidade com nosso programa de ética e conformidade e de políticas e procedimentos associados. Reportamos os resultados aos principais líderes, à administração local e aos comitês de governança corporativa.

Resposta a possíveis violações

Investigamos todos os relatórios de possíveis violações usando um processo padrão. Se uma violação ocorreu, determinamos as consequências disciplinares apropriadas avaliando cada caso individualmente. Também revisamos nossos procedimentos, processos e práticas comerciais para estabelecer se são necessárias mudanças para evitar outras violações.

Além do programa de ética e conformidade, mantemos programas separados de privacidade global e bioética. Nosso programa global de privacidade foi projetado para proteger e respeitar as informações pessoais de pessoas que interagem com nossa empresa, produtos, aplicativos móveis, serviços digitais e sites.  Nosso programa de bioética foi projetado para proteger os direitos e o bem-estar de pacientes e participantes de ensaios clínicos, bem como a integridade da ciência por trás de nossos produtos.