O que é diabetes

Diabetes Tipo 1 (DM1)

O diabetes Tipo 1 (DM1) é responsável por 5 a 10% de todos os casos de diabetes, é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina.

O DM1 surge quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz apenas uma quantidade muito pequena). Quando isso acontece, é preciso utilizar insulina para viver e se manter saudável. As pessoas precisam de injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar. Sem insulina, a glicose não consegue chegar até as células, que precisam dela para queimar e transformá-la em energia. Os altos níveis de glicose acumulada no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os pés, olhos, rins, nervos ou coração.

Não se sabe o motivo específico das pessoas desenvolverem o DM1. O que se sabe é que há casos em que algumas pessoas nascem com genes que as predispõem à doença. Mas outras têm os mesmos genes e não têm diabetes. Pode ser algo próprio do organismo, ou uma causa externa.

Diferenças entra DM1 e DM2

DM1 X DM2
  TIPO 1 TIPO 2
Idade de início Geralmente em jovens, mas pode ocorrer em qualquer idade. Geralmente após os 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade, até em crianças (especialmente com obesidade)
Insulina Não produz Produz pouco e/ou é resistente à insulina

Referências:

  • www.diabetes.org.br
  • www.adj.org.br
  • www.anad.org.br
  • www.diabetes.org