Nutrição e exercícios

Recomendações Gerais

  • Em uma dieta normal, a composição dos nutrientes deve ser:
    • 50-60% de carboidratos (massa, arroz, feijão, pão...), o que corresponde à mais da metade das calorias diárias;
    • 12-20% de proteínas (carne, leite e ovos, e seus derivados);
    • 20-25% de lipídios/gordura (óleos, manteiga, margarina...); deve-se atentar para a qualidade das gorduras
  • A composição de uma dieta ideal no almoço e/ou jantar deve ser de: salada como entrada; carne, arroz, feijão, vegetal refogado ou seus substitutos;
  • Faça no mínimo quatro a seis refeições por dia, nos horários determinados, para evitar a hipoglicemia;
  • Mastigue bem os alimentos em ambiente calmo e tranquilo; a mastigação facilita a digestão, aciona o mecanismo de saciedade e é um dos principais pontos da reeducação alimentar;
  • Iniciar a refeição pela salada, além de saudáveis, verduras e legumes dão volume ao conteúdo do estômago, e fornecem boa quantidade de fibras;
  • Usar preparações como assado, cozido, grelhado ou refogado, que em comparação com outras formas de preparo, possuem menos calorias;
  • Evite alimentos ricos em gordura saturada e colesterol que podem contribuir para complicações, tais como frituras em geral, alimentos gordurosos (maionese, creme de leite, azeitonas, carnes gordas);
  • O consumo de fibras é fundamental, dê preferência para os alimentos integrais, como arroz integral, pão integral, aveia, massas integrais ao invés de arroz branco, pão de leite, entre outros. Utilize os vegetais e frutas na sua forma integral, ou seja, com casca (bem lavadas), sucos não coados, vegetais crús, etc.
  • Em relação aos produtos dietéticos, leia o rótulo e verifique o valor calórico, pois há produtos dietéticos calóricos sem sacarose e produtos dietéticos de baixa caloria com sacarose; adoçantes, gelatina dietética e refrigerantes dietéticos são permitidos;
  • Observar o porcionamento das frutas;
  • Omitir alimentos que contenham açúcar, tais como geléias, doces em geral, melado, bolos, tortas e refrigerantes, etc;
  • Evite o álcool distante das refeições pode, de forma abusiva, causar hipoglicemias intensas; é recomendado a todo diabético, que ao ingerir esporadicamente bebidas alcoólicas, fazê-lo sempre acompanhado de algum alimento. Jamais deverá tomar "aperitivo" 1 a 3 horas antes de se alimentar (30 ml de álcool são suficientes para levar à hipoglicemia);
  • É fundamental não habituar o organismo àquela sensação de plenitude, ou seja, "estar lotado ". Não precisa comer mais do que a capacidade habitual do estômago.
  • Quando fizer refeições "fora de casa", procure substituir seu plano de refeições por alimentos e porções adequadas;
  • Procure fazer exercícios físicos e esportes com regularidade, frequência e orientação profissional. A atividade física deve fazer parte do tratamento;

Referências:

  • nutricao.diabetes.org.br
  • www.anad.org.br/indexInicio.asp
  • American Diabetes Association. Diabetes Care, 2011; National Diabetes Fact Sheet, 2007
  • Manual de Nutrição SBD, cap 7