Nutrição e exercícios

Nutrição e exercícios

Dicas para uma alimentação saudável

  • Inclua no seu cardápio diário alimentos variados, pois quanto mais variada a alimentação, menor o risco de faltar algum nutriente; quanto mais colorida, melhor;
  • Faça de quatro a seis refeições por dia. Não deixe de fazer nenhuma refeição;
  • Sirva em seu prato as quantidades indicadas na dieta; após cada garfada, descanse o talher no prato;
  • Inicie a refeição pela salada que são saudáveis e "matam" a fome;
  • Coma bastante alimentos integrais, como arroz integral, pão integral, aveia, massas integrais ao invés de arroz branco, pão de leite, entre outros. Utilize os vegetais e frutas na sua forma integral, ou seja, com casca ( bem lavadas), sucos não coados, vegetais crus, etc.
  • Tomar líquidos de preferência nos intervalos das refeições; tente tomar de 6 a 8 copos por dia (1,5 - 2 litros) podendo ser água, sucos, chás, entre outros;
  • O hábito de comer doces todos os dias não deve existir. Procure deixar os doces para um dia especial, ou fim de semana;
  • Procure cortar o pão em vários pedaços, pois terá a sensação de que comeu maior quantidade;
  • É fundamental não habituar o organismo àquela sensação de "estar lotado".
  • Procure fazer exercícios físicos e esportes com regularidade e frequência; a atividade física vai auxiliar na perda de peso e depois, na manutenção;
  • Modifique seu hábito alimentar, para que não ganhe peso novamente;

Para os Adolescentes

  • O consumo de fibras é fundamental para a boa saúde; alterne os alimentos integrais com os produtos refinados, como arroz integral, pão integral, aveia, massas integrais ao invés de arroz branco, pão de leite, entre outros; utilize os vegetais e frutas na sua forma integral, ou seja, com casca (bem lavadas), sucos não coados, vegetais crus, etc.
  • Gorduras: procure selecionar a gordura de boa qualidade, evitando os alimentos ricos em gorduras saturadas (elevam o colesterol sanguíneo), entre eles: manteiga e banha, bacon, torresmo, pele de galinha, leite integral e queijos duros, ovos, carne de porco e derivados, óleo de coco, azeite de dendê, creme de leite e natas, carnes gordas
  • Sal: o excesso, além de provocar hipertensão (elevação da pressão sanguínea), retém água. É recomendado um consumo de sal de, no máximo, 6g / dia (1 colher de chá, aproximadamente).
  • Emagrecer com saúde é equilibrar a ALIMENTAÇÃO E AS ATITUDES. A dieta ideal é a que não elimina do cardápio os alimentos, mas apenas reduz as quantidades do que é mais calórico. O BOM SENSO é o fator determinante, deixando em segundo plano, a famosa força de vontade.
  • Dica chave: Realize pelo menos 60 minutos de atividade física na maioria dos dias da semana ou preferencialmente todos os dias.

Referências:

  • nutricao.diabetes.org.br
  • www.anad.org.br/indexInicio.asp
  • American Diabetes Association. Diabetes Care, 2011; National Diabetes Fact Sheet, 2007
  • Manual de Nutrição SBD, cap 7