Nossa História

Fundada em 1876 pelo Coronel Eli Lilly na cidade de Indianápolis, capital do estado de Indiana, nos Estados Unidos, nossa empresa possui 136 anos de história.

O Coronel Lilly foi um farmacêutico e veterano da guerra civil dos EUA, que ficou frustrado pela eficácia não satisfatória dos medicamentos de sua época. Com base nisso, o Coronel decidiu fundar uma companhia farmacêutica que produzisse medicamentos da mais alta qualidade que só seriam comercializados se tivessem aprovação de cientistas e médicos. A Eli Lilly and Company utiliza, desde então, a melhor ciência existente para produzir seus medicamentos.

No início da história da empresa, o Coronel Lilly baseou seus objetivos em garantir a qualidade dos produtos já existentes e, ao longo do tempo, iniciou o trabalho de desenvolver novos medicamentos que pudessem fazer a diferença na vida das pessoas.

Em busca deste constante aprimoramento, em 1886, o Coronel Lilly decidiu contratar um químico para trabalhar no processo de melhoria dos testes clínicos realizados pela companhia.
Em 1900, a assinatura do Coronel foi adotada como o logotipo oficial da marca Lilly, e os produtos que tinham o logotipo estampado eram vistos como referência e sinônimo de qualidade.

Com a sucessão da liderança da Lilly, o filho e dois netos do Coronel administraram a empresa e, com os diferentes estilos de administração, chegaram a uma cultura corporativa que até hoje domina os valores da empresa.

A Lilly desempenhou um importante papel na indústria farmacêutica. No ano de 1923, lançou a primeira insulina comercial; em 1943 produziu a penicilina em larga escala; em 1955 participou da descoberta e fabricação da primeira vacina contra poliomielite; e ainda desenvolveu e fabricou o primeiro antibiótico do grupo das eritomicinas e cefalosporinas. Entre outras grandes descobertas, a Lilly se afirmou como uma empresa guiada pela inovação e preocupada em desenvolver medicamentos de qualidade.

Brasil

No Brasil já são 68 anos de história e inovação. Os produtos da marca Lilly chegaram ao Brasil já em 1930 e a instalação da filial aconteceu em 1944, no Rio de Janeiro, registrada como Eli Lilly and Co. of Brazil. Após nove anos, as operações da empresa foram transferidas para a cidade de São Paulo e nove anos depois o nome da empresa passou a ser oficialmente Eli Lilly do Brasil. Em 1964, foi criada a Elanco (nome que representa as iniciais de Eli-Lilly and Company), divisão da companhia voltada para a saúde animal.

Em 1953, a Lilly começa a produzir seus medicamentos em São Paulo. Os primeiros produtos fabricados foram o famoso Merthiolate, Isedrin, Xarope de Codestrina e Benzoped. Desde 2002, quando a fábrica da Lilly passou por uma reestruturação que durou 7 anos, abriu espaço para ganhar em 2003 o certificado ISO 14.001. A empresa atualmente está localizada na Avenida Morumbi, no bairro do Brooklin, em São Paulo.

A Lilly é uma das mais importantes e maiores indústrias farmacêuticas do Brasil, com especialidades nas áreas de saúde mental, oncologia, saúde da mulher, saúde do homem e é uma das líderes em Diabetes, com um vasto portfólio de medicamentos contra a doença.

Clique aqui para consultar os produtos comercializados no Brasil.