Ética e Compliance

VALORES

Desde a criação da Eli Lilly & Company, três valores chave guiam todas as suas ações:

Integridade

Nós conduzimos o nosso negócio de modo consistente com todas as leis aplicáveis, e lidamos de forma honesta e transparente com os clientes, funcionários, parceiros, acionistas, fornecedores, competidores e com a comunidade.

Excelência

Temos o compromisso de prover produtos de alta qualidade, e atingir bons resultados de negócios. Nós continuamente buscamos novas alternativas para melhorar tudo o que fazemos.

Respeito pelas pessoas

Nós mantemos um ambiente pautado pelo respeito mútuo, receptividade, e integridade de cada indivíduo. O respeito pelas pessoas inclui a nossa preocupação com todos os que fazem parte ou são impactados pela nossa empresa: clientes, funcionários, acionistas, parceiros, fornecedores e a comunidade.

PRÁTICAS DE NEGÓCIO

Os nossos três valores - integridade, excelência e respeito pelas pessoas - guiam todas as atividades da empresa. Como responsáveis pela cultura e reputação da empresa, o modo como cada funcionário conduz o negócio e o que cada funcionário faz durante a condução do negócio são muito importantes.

Cumprir as leis e operar dentro dos limites éticos e com honestidade e transparência é crucial para nós.

A Lilly está comprometida em estabelecer e manter um Programa Global de Ética e Compliance, e ter transparência em todas suas relações comerciais. Veja a seguir os detalhes sobre o Programa de Ética e Compliance da Lilly. Para mais informações sobre este programa acesse http://www.lilly.com/about/business-practices/ethics-compliance/Pages/ethics-compliance.aspx

PROGRAMA GLOBAL DE ÉTICA E COMPLIANCE

A Lilly está comprometida em cumprir os mais altos padrões de conduta em todas as suas relações de negócio.

A empresa mantém um Programa de Ética e Compliance, guiado pelos nossos valores chave e pelo nosso Código de Conduta, o Livro Vermelho. Os funcionários devem cumprir os princípios estabelecidos no Livro Vermelho, bem como as políticas que foram estabelecidas como suporte ao cumprimento do Livro Vermelho.

O Programa de Ética e Compliance é periodicamente revisado, a fim de atender as necessidades do negócio e os requerimentos externos.

Este Programa é um componente fundamental da condução do nosso negócio, e os seus elementos fundamentais estão abaixo.

Visão geral

A Lilly tem uma área específica para liderar as atividades éticas e de compliance. Globalmente, esta área é responsável por desenvolver e implementar o Programa de Monitoramento.

Políticas e Código de Conduta

O Código de Conduta da Lilly, o Livro Vermelho, provê diretrizes para as nossas ações, a fim de que o negócio seja conduzido de forma legal e ética. O Livro Vermelho é aplicável para todos os funcionários em todo o mundo, e possui referências às políticas da empresa, as quais se aplicam globalmente, bem como inclui exemplos que ilustram a aplicação dos princípios nele contidos. Para acessar a versão em português do Livro Vermelho, clique aqui.

Educação e treinamento

Um elemento fundamental do Programa de Ética e Compliance é o treinamento e educação contínuos dos funcionários quanto à aplicação dos valores chave da empresa e às obrigações dos funcionários no cumprimento das leis e das políticas da empresa.

Todos os funcionários fazem o treinamento anual do Livro Vermelho. A empresa também provê treinamentos específicos para as atividades de cada funcionário, e também para as áreas de maior risco no nosso negócio.

Canais internos para comunicação dos funcionários

A Lilly está comprometida em estimular o diálogo entre os líderes e os funcionários, através de múltiplos canais de comunicação. Os que ocupam posição de liderança na empresa devem manter um ambiente que propicie uma comunicação direta e transparente. O objetivo da empresa é que os funcionários saibam onde podem buscar as respostas às suas dúvidas, bem como que tenham canais de comunicação que possam ser utilizados para relatar potenciais situações de fraude e abuso, ou de violações da lei e das políticas da empresa.

Os funcionários podem relatar as suas preocupações para o diretor de sua área, ou para a equipe de Recursos Humanos, ou para um advogado da empresa, ou para a equipe de Compliance, ou ainda através de um dos meios mencionados abaixo na seção "Relate para nós as suas preocupações".

A empresa não admite retaliações de um indivíduo contra outro devido a relatos de potenciais violações. Veja o Livro Vermelho para mais informações.

Auditoria e Monitoramento

O Programa de Ética e Compliance inclui processos periódicos para acessar, avaliar, monitorar e auditar a adesão dos funcionários às políticas da empresa. A natureza, extensão e freqüência destas atividades dependem de vários fatores, incluindo requerimentos regulatórios, alterações de práticas de negócio, dentre outros.

Ações resultantes de potenciais violações

O Programa de Ética e Compliance da Lilly inclui princípios disciplinares como conseqüência à violação das leis e políticas da empresa pelos funcionários. Cada situação é analisada separadamente, bem como a respectiva ação para o funcionário, e se houve alguma falha da empresa que pode ter contribuído para a violação (como treinamento não adequado às necessidades, falta de clareza na política, etc). Caso tenha havido falha da empresa, uma ação corretiva é definida e implementada.

Responsabilidades adicionais da empresa

CÓDIGO DE CONDUTA

"Valores… são realmente o que importa. Eles nos dizem quem somos, como devemos nos comportar, onde devemos ir... Os valores são, simplesmente, o mais importante, tanto para as pessoas quanto para as instituições." Eli Lilly, neto do fundador da Eli Lilly & Company.

"Este negócio foi fundado e construído com base na qualidade e integridade. Nunca faça nada que possa afetar esta integridade. Se continuarmos a trabalhar seguindo estes mesmos princípios, não há limites para o que podemos alcançar."

J. K. Lilly, filho do fundador da Eli Lilly & Company.

Há mais de 135 anos a Lilly tem feito negócios com profundo senso de responsabilidade e cuidado com todos os que são impactados pelas atividades da empresa: pacientes, profissionais de saúde, acionistas, fornecedores, parceiros, funcionários e a comunidade do local onde a Lilly opera. As ações da Lilly são pautadas pelos seus valores chave: integridade, excelência e respeito pelas pessoas.

Os funcionários devem sempre agir com integridade ao conduzir as atividades de negócio da empresa.
Para direcionar as ações e comportamentos dos funcionários, a Lilly possui um Código de Conduta, e uma série de políticas e procedimentos.

O Código de Conduta da empresa se baseia em dois documentos principais:

  • O Livro Vermelho, que provê diretrizes para as nossas ações, a fim de que o negócio seja conduzido de forma legal e ética. O Livro Vermelho é aplicável para todos os funcionários em todo o mundo. Clique aqui para acessar a versão em português do Livro Vermelho.
  • Código de Conduta Ética para os Líderes de Finanças: é um código suplementar destinado aos líderes de Finanças da empresa, que determina a responsabilidade destes indivíduos em assegurar que a contabilidade, os relatórios financeiros, os controles internos e a responsabilidade fiduciária sejam conduzidos de forma apropriada, legal e ética. Para mais detalhes, acesse
    http://www.lilly.com/about/corporate-governance/Pages/corporate-governance.aspx

Os funcionários são responsáveis pelo cumprimento do Código de Conduta. A adesão a este Código é monitorada regularmente pela liderança da empresa e por vários grupos de Qualidade e de Compliance, como parte do Programa de Ética e Compliance estabelecido pela Lilly em todo o mundo.